quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Nomenclatura dos Cicloalcanos

Cicloalcanos

       Cicloalcanos, também denominados ciclanos, cicloparafinas ou, ainda, hidrocarbonetos naftênicos, são hidrocarbonetos cíclicos, isto é, de cadeia fechada, que possuem apenas ligações simples entre seus carbonos. Sua nomenclatura é similar à dos alcanos, porém, com a adição da palavra “ciclo” no início. 

        Os ciclanos são encontrados no petróleo naftênico, que dá origem a subprodutos como gasolina com alto índice de octanagem, óleo lubrificante com pouco

Definição conceitual de cicloalcanos
Sua fórmula geral é: CnH2n.
O n representa qualquer valor de números inteiros e positivos, isto é, números naturais (1, 2, 3,4...). Por exemplo, o cicloalcano abaixo é o ciclopentano, que possui 5 carbonos, portanto n = 5; deste modo, a quantidade necessária de hidrogênios será de 2.n=2.5=10. Note como isso ocorre observando a estrutura abaixo:
Fórmulas estruturais, simplificada e molecular do ciclopentano.
Os cicloalcanos possuem ainda mais dois nomes, que são: cicloparafinas e hidrocarbonetos naftênicos, porque são encontrados em parafinas e no petróleo à base de naftênica.
Os cicloalcanos que possuem em sua cadeia de 3 a 5 carbonos, são razoavelmente reativos; porém, os que possuem acima de 5 carbonos são bastante estáveis.
*Nomenclatura de Cicloalcanos Não Ramificados:
Sua nomenclatura é muito parecida com a dos alcanos*, porém com a adição da palavra ciclo no início. Veja o exemplo e observe a regra de nomenclatura desses compostos abaixo:
Exemplos de nomenclatura de alcanos e cicloalcanos.
Regras de nomenclatura de cicloalcanos.
*Nomenclatura de Cicloalcanos Ramificados:
A única diferença é o fato de ter que citar inicialmente a ramificação. Se houver mais de uma ramificação, enumera-se a cadeia lembrando que é preciso partir da ramificação baseando-se na ordem alfabética e de modo que as ramificações sejam citadas com os menores números possíveis. No exemplo abaixo, isto foi feito: repare que a numeração foi 1 e 3, e não 1 e 4. Além disso, começou-se no etil e não no metil, pois o exemplo está em ordem alfabética:
Exemplo de como fazer a nomenclatura de um cicloalcano ramificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário